Poesia

A Poesia alcança as fadas, encanta a chuva na madrugada, acompanha os ébrios nos dormentes e se mistura à solidão nas calçadas.

20 de janeiro de 2016







 Ando me emocionando e tão feliz ultimamente, que me recordei de meu primeiro filho quando ainda era uma criança de sete anos completos, . Ele chegou em casa com uma pergunta interessante ao mesmo tempo boba.
- Mãe o que quer dizer alegria?
Eu achei fácil de responder, uma vez que alegria  no dicionário  significa prazer , contentamento, júbilo, etc. Porém quis ir mais além e perguntei primeiramente o porque da pergunta que ele acabara de me fazer. Ele me respondeu que a professora havia feito um trabalho sobre a alegria e a tristeza, na verdade uma brincadeira, para que as próprias crianças apontassem os coleguinhas como os mais quietos, os mais alegres e brincalhões. Ele ficou entre os meninos tristes. Meu filho ao me perguntar já sabia das respostas, mas talvez quisesse brincar comigo também. Depois  voltou a  falar.
-Mãe você me acha triste?  e eu respondi prontamente que não, que ele era apenas tímido, talvez por isso o colocaram como um menino triste. E ele em seguida me perguntou; - E você mãe, você é alegre?
-Sim respondi.
-Mas você também é um pouco calada, igualzinho a mim.
- Certo meu filho, mas isso não quer dizer que eu não seja uma pessoa alegre e feliz.
Veja. A gente pode estar calada e até parecendo estar triste, mas pode ser alegre e ao contrário podemos estar com um sorriso bem grande no rosto e estarmos totalmente tristes no nosso coração.
-E o que faz você ficar alegre.
-Ah! Essa é uma boa pergunta, por que a alegria é feita de momentos e acontecimentos em nossa vida, no nosso dia a dia.
- Sabe um dia fiquei muito feliz por causa de uma alegria que senti.
-Sabe que alegria foi essa?- Bem foi no dia em que você nasceu e essa alegria tem durado até hoje e sei que vai ficar comigo para sempre.
- Tem tantos motivos que me fazem sentir alegria...
- Sabe quando  é Carnaval, e vejo a Beija-Flor de Nilópolis, eu fico imensamente feliz e alegre, não me importo se ela irá ganhar ou perder e principalmente fico vibrando de alegria quando a bateria passa em destaque pela avenida,  meu coração parece um tambor de tanto que bate e bate de contentamento e emoção.
-Falando em beija-flor, quando o beija-flor entra no nosso jardim  e junto com outros pássaros e borboletas o colorem mais ainda. A felicidade deles parece ser a minha.
-Sabe quando chove, e as folhinhas ficam cheias de pontinhos de água como se acabassem de amanhecer, eu também me sinto muito alegre, pois sei que elas irão florir ainda mais por causa da chuva e também quando o sol se põe e é imensamente maravilhoso ver de tão lindo,
-Sabe quando termino de ler aquele livro, que me fez tão bem ler, que tenho vontade de emprestá-lo a todo mundo e ao mesmo tempo tenho um grande ciúme dele... pois é também me alegro muito com isso.
-Sabe quando chegamos a casa de sua avó,minha mãe. Aquele abraço dela é uma das maiores felicidades na minha vida.
-*Sabe  quando uma grande  amiga me elege sua grande amiga também, isso é motivo de grande alegria no meu coração.
-Sabe quando estou na missa,  também estou alegre, mesmo  que tenha mil motivos para estar triste
Deus sempre foi minha alegria e minha paz.
- Eu poderia enumerar várias outras coisas que me deixam verdadeiramente feliz., mas nós passaríamos um dia inteiro aqui.. Ah! Você já está cochilando. Vou te levar para cama  e como se ainda fosse um bebê, vou te dar mais uns mil beijinhos, para eu e você  ficarmos ainda mais felizes e alegres.
Não deu tempo de dizer, mas uma coisa me deixa triste, é que quando estou vivendo momentos de muita  alegria.. Eu não consigo fazer poesia.
Por que sera?
Lourdinha Vilela

*Por falar em filhos, dedico este texto a minha amiga Suzy Rhoden , que me emocionou muito hoje, ao ler seu texto no Face.  Felicidades Suzy  pra você e seu bebê, Felipe.



10 comentários:

  1. Lindo texto, muito bom ter a alegria de poder conversar com o filho, eu tenho alegrias em dobro, hoje converso também com meus netos.
    Família é mesmo tudo de bom!
    Abraços linda amiga Lourdinha!

    ResponderExcluir
  2. Que lindo te ler!E também adorei o texto da Suzy! beijos às duas, tudo de bom,chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Chica!
      Que gostoso receber todo esse carinho depois de um sumiço muito bem justificado rsrsrs
      Adoro vocês!!!

      Beijão

      Excluir
  3. UN BONITO contenido.


    Un beso.Te deseo mucha alegría y felicidad para compartir con los que te rodean.
    Paz para el mundo.
    Un beso.

    ResponderExcluir
  4. Ah!!!! que gostoso! Eu sinto saudade de minhas filhas pequenas, hoje grandes mulheres e mães maravilhosas...
    Familia é tudo de bom! principalmente quando semeamos amor.
    Gostei!
    bjs
    Ritinha

    ResponderExcluir
  5. Oi Lourdinha, que lindo!
    Como é bom estarmos ao lado das pessoas que amamos, apreciarmos as coisas da natureza, estarmos pertos das coisas verdadeiras e simples da vida, isto sim é felicidade!
    Um grande abraço com carinho amiga!
    Mariangela

    ResponderExcluir
  6. Oi, lourdinha, que lindo texto que transcreve tão bem os nossos momentos felizes...todos eles ligados ao sentir a plenitude da vida em todas as sua nuances de beleza e amor.
    um abraço

    ResponderExcluir
  7. Lourdinha! Linda você! Então somos duas emocionadas, bobas de felicidade, viu rsrsrs
    Fico muito grata pelo texto, dedicado a mim, com todo seu carinho e leveza na escrita. Ah, como é bom falar de filhos! Você já sabe bem que é meu assunto preferido rsrsrs
    Enquanto lia e percorria sua história com seu menino de 7 anos, fiquei revendo as minhas tantas histórias também com minha turma... as perguntas incríveis que eles nos fazem! E as respostas tão sábias que eles mesmos já tem...
    Sobre o dia do nascimento deles, ah, certamente uma alegria que não se compara a qualquer outra! E isso de ficar olhando pra eles dormindo, carregar para a cama só para encher ainda mais de beijinhos... é bem assim! Eles vão crescendo, já nem cabem nos braços, mas a gente insiste em 'carregar'... mãe carregaria o filho para sempre se pudesse, difícil mesmo é aceitar que crescem as asas e eles precisam partir, viver...
    Ah, sobre fazer poesia quando está alegre, é assim mesmo, não é? Não me arrisco nesse campo, mas das poucas vezes em que poetei na vida foi em momentos de tristeza, confusão de sentimentos, incertezas... a alegria de certa forma me cala, foi o que aconteceu nestes 9 meses de gestação, em que me afastei do blog! Por que será?! rsrs

    Beijo grande, minha amiga do coração, maravilhosa em palavras, e em tudo que se propõe a fazer. Muito carinho por ti!!!

    ResponderExcluir
  8. Lourdinha você sabe mesmo definir a alegria. Eu me emociono sempre ao lê-la. Os seus textos são profundos e delicados. E também os acho muito poéticos.
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  9. Que beleza de texto! Suas considerações sobre a alegria ficaram mágicas nessa prosa poética! Creio que tem razão sobre a poesia (rss). A alegria nos toma de tal forma que nos envolvemos nela e não sobra espaço para mais nada. Bjs.

    ResponderExcluir